5 maneiras de tornar sua instalação elétrica industrial mais segura
Segurança é um dos pilares da indústria 4.0, sendo assim, a eletricidade não poderia ficar de fora e a montagem correta de painéis elétricos, serviço realizado pela Tacryo, é o início de uma fábrica mais segura.
E em cinco passos, você poderá tornar a instalação, e consequentemente a fábrica, forma de perigo com a eletricidade.
1 – Relé de segurança
Trata-se de um componente com redundância e circuito eletrônico dedicado a acionar e supervisionar funções específicas de segurança.
2 – Comandos em extra baixa tensão
Possibilita a instalação e funcionamento do sistema de parada de emergência. Opera em extra baixa tensão como medida de proteção contra choques.
3 – Sensores e chaves de segurança
As zonas de perigo do maquinário devem conter sistemas de segurança. Sempre dentro dos parâmetros das normas regulativas.
4 – Medidas preventivas de manutenção
As máquinas devem ser submetidas à manutenção preventiva e corretiva, com cerca periodicidade determinada pelo fabricante. Importante sempre lembrar que os reparos devem ser feitos por profissionais autorizados e capacitados.
5 – Partidas e paradas no acionamento de máquinas
O circuito elétrico do comando da partida e parada do motor elétrico de máquinas deve possuir, no mínimo, dois contatores com contatos positivamente guiados, ligados em série, monitorados por interface de segurança.
Após a montagem também é importante a conferência de todos os equipamentos, desde disjuntores, até parafusos. Tudo é de extrema importância para manter a eletricidade fora de perigo para os demais colaboradores da fábrica. Também são indicados testes para a validação da montagem do painel.
A Tacryo é uma empresa de automação industrial voltada para a otimização de produção das indústrias. A companhia fornece soluções eficazes para a modernização, aumento de produtividade e qualidade, dentro de custos e prazos pré-estabelecidos. Fundada em 2003, a Tacryo está sediada em São Paulo. Para mais informações, visite o site da Tacryo (www.tacryo.com.br)